terça-feira, 12 de março de 2013

Neurofibromatose I



Estava eu a ver um episódio de uma serie que gosto muito, quando fui apresentada a esta doença. Fiquei com curiosidade e fui pesquisar mais, visto que é uma doença comum (afeta 1 em cada 3000 crianças nascidas, sendo mais comum encontrar uma pessoa que sofra de Neurofibromatose do que uma que sofra de distrofia muscular, fibrose cística ou doença de Huntington). Mesmo assim esta doença continua ainda a ser muito pouco conhecida.
A Neurofibromatose, ou Doença de Von Recklinghausen, é uma doença autossómica dominante, causada por uma mutação num gene supressor tumoral, isto é um gene que normalmente encontra-se ativo e regula a proliferação celular, inibindo-a. Se este gene sofre uma mutação, não inibe a divisão celular, criando neoplasias (tumores) e lesões não neoplásicas.
Esta doença encontra-se dividida em dois tipos Neurofibromatose 1 (NF1) e Neurofibromatose 2 (NF2). Eu irei ao longo deste post falar mais da NF1, visto que é a mais comum.
Existem pessoas que apresentam os dois tipos, sendo a NF1 diagnosticada mais em crianças e a NF2 em adultos.
A NF1 é causada por uma mutação num gene situado no cromossoma 17, podendo esta mutação ser espontânea ou herdada dos progenitores. Este gene é o responsável pela síntese da proteína neurofibromina, que é responsável, como disse anteriormente, pelo controlo da divisão celular. Quando este gene é mutado deixa de sintetizar esta proteína existindo assim um aumento da divisão de células que não se deviam dividir, começando assim a criar tumores. Estes tumores são causados por uma elevada proliferação das células, que não é contrabalançada pela apoptose, mas células benignas, sendo assim considerados tumores benignos.
Os órgãos mais afetados por esta doença são o Sistema Nervoso Central (SNC) e Periférico (SNP), e a Pele.

Os sintomas são:

  • ·      manchas café com leite;
  • ·         efélides (sardas);
  • ·         Neurofibromas;
  • ·         nódulos de Lisch;
  • ·         displasia de ossos longos;
  • ·         glioma óptico;
  • ·         neurofibroma plexiforme.




Quem possui esta anomalia, pode apresentar tumores no SNC e no PNC, causando problemas de aprendizagem, défice cognitivo ou mesmo atraso mental, se afetar os nervos óticos pode levar a cegueira. Pode também causar impotência num individuo “saudável”, se os neurofibromas (neoplasias benignas) se encontrarem nas virilhas ou nervos do órgão sexual. Causa também problemas a nível esquelético.
Não existe cura para NF mas existem certos tratamentos para melhorar a qualidade de vida:

  • ·        Cirurgia ortopédica para correção de pseudo-artrose e escoliose;
  • ·        Cirurgia plástica na remoção de tumores, principalmente, em áreas de atrito (porém se tem observado alto índice de recidiva desses tumores) e os tumores que causam alguma alteração funcional do paciente.
  • ·        Neurocirurgia para prevenir sérias complicações decorridas do desenvolvimento de tumores cerebrais e espinhais.

Uma vez que esta doença é provocada por um alelo dominante situado num autossoma, se um dos progenitores possui-lo, a descendência tem 50% de probabilidade de ficar infetado. 

Elaborado por Danila Ginó com base em:

-Danila

11 comentários:

  1. Que interessante Danila! (Grey's Anatomy??) Acho que fizeste muito bem em aprofundar algo que encontraste na série. Quando eu vejo, às vezes também vou pesquisar o que cada doença faz, caso no episódio eles não o expliquem. Bom trabalho ;)
    PS: No último parágrafo, a descendência só tem 50% de probabilidade de ficar afetada, se esse progenitor que o possui for heterozigótico. Caso seja homozigótico, o filho será de certeza afetado, visto que a doença é autossómica dominante. -Catarina

    ResponderEliminar
  2. Foi na serie Bones Temporada 8 e os 50% é o minimo, claro que se o progenitor for homozigotico dominante tem 100% de probabilida de possuir descendência doente. - Danila

    ResponderEliminar
  3. Sabia que existia uma doença chamada Neurofibromatose, mas não sabia no que realmente consistia, e com o teu post fiquei a perceber. Nunca tinha pensado que esta doença pode afectar o SNC e o SNP, quanto mais pensar que pode levar a problemas de aprendizagem, ou a défices cognitivos. Infelizmente ainda não há a cura para a doença, mas é bom saber que há formas de melhorar a qualidade de vida de uma pessoa afectada com esta doença. Com o avanço da biotecnologia, os cientistas encotrarão a cura para esta doença e para muitas outras.

    ResponderEliminar
  4. Como o nome diz (Neuro)fibromatose, acho que faz mesmo sentido os órgãos mais afectados serem do SNC e do SNP, pois neuro, neurónio, acho eu, mas isto sou eu a divagar cientificamente. Relativamente ao teu post, vou te ser sincera, também vi esse episódio do Bones, não me despertou muita atenção, mas ainda bem que a ti de despertou, é sempre bom, ficarmos mais cultos em termos cientificos, nunca se sabe o que nos "vai bater á porta", nem quem sabe, se algum dia teremos de explicar a alguém como é esta doença, e graças a este post, se algum dia isso acontecer, acho que irei conseguir explicar.

    ResponderEliminar
  5. Danila gostei mesmo do teu post! :) é mesmo interessante! olha nunca tinha ouvido falar desta doença (não vejo a serie Bones! xD) mas confesso que quando me falaste do que ias colocar no post fiquei logo super curiosa:). Agoras uma pergunta: o que são nódulos de Lish? é que não percebi na imagem. e "porém se tem observado alto índice de recidiva desses tumores": o que é que queres mesmo dizer com isto? Parabéns xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beazinha é o que dá faltar ás aula de biologia xD Eu expliquei na apresentação... São manchas amarelas ou acastanhadas na iris dos olhos, cientificamente são tumores benignos na iris. :)

      Eliminar
    2. ahahaahhah. Beazinha com "e" parece me bem xD. muito bem. agora fiquei a perceber. xD

      Eliminar
  6. Bem! Acho que te esmeraste mesmo! E só o facto de sermos alunas E ALUNO (Miguelito...) de biologia leva-nos a estar muito mais atentos ao mundo exterior, como agora o caso de ti, Danila, que estavas a ver a série e reparaste logo na doença e quiseste aproveitá-la para o post deste período! E sinceramente, acho que fizeste muitíssimo bem! Fiquei a conhecer OUTRA doença e, mais que isso, percebi por causa da matéria que aprendemos este período... Conteúdo muito adequado! BOA DANILA! Ana Conceição

    ResponderEliminar
  7. Não tinha nunca ouvido falar desta doença, exceto quando começaram a falar sobre as publicações e os temas do blog. Acho que é uma doença interessante (em termos genéticos). É uma pena que, como qualquer doença, tenha consequências tão más. Só de olhar para as imagens uma pessoa fica logo assustada. Deve ser muito desconfortável ter de lidar todos os dias com a Neurofibromatose. E, como se não fosse já suficientemente problemática, é uma doença autossómica dominante. Isto faz com que seja muito complicado para um indivíduo com esta doença pensar em ter filhos porque é quase como que “condená-los” a serem também doentes. Para além disto, esta doença não tem qualquer tipo de cura e os tratamentos, melhoram a qualidade de vida, mas não eliminam por completo a doença. O pior é mesmo as complicações neurológicas. Estas tornam difícil que um indivíduo tenha um percurso normal mesmo em termos de estudos e trabalho numa fase mais futura. Todos os dias nos deparamos com novas descobertas científicas e evolução científica e quero acreditar que um dia também este tipo de doenças genéticas terá uma cura.

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante do teu post e está adequado.
    Apesar de teres falado muito no que a doença causava, ingressaste pela hereditariedade, um bom caminho !
    Bom trabalho!!

    ResponderEliminar
  9. pois é eu sou dos que realmente sentem na pele o que é sofrer desta doença, mas graças a Deus o meu caso não é de extrema seriedade, tem sim suas importancias mas não tanto quantos algumas outras quais eu ja vi convivo com ela desde meus 3 anos de idade hoje tenho 27 e vivo super bem com ela e graças a Deus novamente meu filho de 5 anos é perfeito

    ResponderEliminar