A polidactilia é uma anomalia causada pela manifestação de um gene autossómico dominante (na maioria dos casos presente no par 7 de cromossomas). Esta doença afecta da mesma forma os homens e as mulheres uma vez que esta presente num autossoma. Como é dominante basta ter um alelo com esta alteração génica para ser afectado por esta anomalia.
A probabilidade da descendência ter esta doença, sendo um dos progenitores doente, depende se o individuo doente é homozigótico ou heterozigótico. Se for homozigótico 100% da descendência será doente.
P - com polidactilia
p - normal
P: Individuo Homozigótico com Polidactilia (PP) X Individuo Normal (pp)
F1:
Proporções fenotípicas: 100% doentes
Se o individuo doente for heterozigótico e o seu parceiro não possuir a anomalia (homozigótico recessivo) , a probabilidade de ser doente na descendencia já é só de 50%.
P: Individuo Heterozigótico com Polidactilia (Pp) X Individuo Normal (pp)
F1:
Proporções fenotípicas: 1 doente: 1 normal
http://diariodebiologia.com/2011/10/polidactilia-mais-dedos-do-que-o-normal/
http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/biologia/11_mutacoes_geneticas_polidactilia_d.htm
- Danila
Como referi no post, escolhi este tema porque me chamou a atenção no meu livro de biologia, uma vez que já tinha visto pessoas com mais dedos que o normal,e fiquei a pensar o porquê dessa anomalia, achei interessante fazer esta pesquisa e partilha-la convosco.
ResponderEliminar-Danila
Por acaso nunca tinha visto nenhum caso destes.
ResponderEliminarÉ interessante ver a diversidade de doenças "estranhas" originadas por anomalias presentes nos genes.
É aterrorizador saber que existem indivíduos com estes problemas.
Boa escolha do post, Danila :)
- Elisabete
Não conheço ninguém com este problema mas já tinha ouvido falar de casos em que tal acontecia, e em que as pessoas possuíam, por exemplo, seis dedos. Pensei que fosse mais fruto de uma mutação espontânea. Também já tinha ouvido falar de pessoas que tinham os dedos 'colados' e que era também uma doença genética hereditária. Deve ser horrível ter um problema assim. Para começar deve ser um bocado embaraçoso. Inevitavelmente há uma tendência humana para dar conta destes casos assim. Se vissemos alguém na rua com mais de cinco dedos seria difícil não olhar. Depois, em segundo lugar, deve ser muito difícil viver o dia-a-dia com as mãos com mais dedos que o habitual. Presumo que uma pessoa se habitue mas pode não ser muito fácil, o mundo exterior não está 'desenhado', por assim dizer, para pessoas com tantos dedos. O problema de dedos a mais nos pés pode tornar-se um impedimento a caminhar e deve ser difícil encontrar sapatos que sirvam. E isto são só as questõe práticas. Psicológicamente, deve ser bastante difícil. Achei o post muito interessante. Parabéns Danila.
ResponderEliminarÉ mau que na sociedade moderna em que vivemos ainda existam pessoas que "gozem" com estes casos! Mas existem e existirão até a população mudar de mentalidade! Psicologicamente não deve ser mesmo nada facil! Obrigado pelo comentário ;) -Danila
EliminarConteúdo bastante adequado. No entanto, é uma situação já muito do conhecimento geral! Um esclarecimento, ao ser uma característica que se transmite hereditariamente não se deve sempre ao mesmo gene?! Como referes que na maioria dos casos se encontra no cromossoma 7, pode estar noutro cromossoma e logo, noutro gene?
ResponderEliminarGeralmente é no cromossoma 7,mas pode existir excepções.Após a sua pergunta tive a pesquisar mais e descobri que a trissomia 13 ou Síndrome de Patau também pode causar esta doença, mas são casos mais raros.
EliminarOla, isso e uma anomalia genetica sim e meu filho de 2 anos possui, ele tem seis dedos em cada mão sendo 2 dedoes em cada mao. Os dedos extras sao articulados, tem unhas e se movimentam ele so nao consegue fazer com exatidao a "pinça" mais de resto e uma criança saudável, mais ja ouvi dizer que quem possui essa anomalia pode desenvolver outros problemas. Alguem sabe me informar se isso procede?
ResponderEliminar